A explosão do fenômeno: Reality Show…

Diante da invasão da intimidade das pessoas famosas ou não, do olhar voyeur dos espectadores, da expectativa de conhecer de fato seu ídolo, sendo que não há conteúdo específico nesta programação e o ibope continua crescendo, surge o interesse em investigar o fenômeno Reality Show.

Com base em tudo o que fora visto em sala de aula, juntamente aos exemplos de alienação causados na sociedade demonstrados pelo filme “O Show de Truman: o show da vida”, escreva sua opinião sobre este nicho de programas.

~ por 2aetecfernandopolis em fevereiro 14, 2010.

39 Respostas to “A explosão do fenômeno: Reality Show…”

  1. Na minha opinião o Reality Show é uma mentira, uma falsidade, pois as pessoas se iludem e criam expectativas falsas. O Reality Show mexe com os sentimentos e com a vida das pessoas de uma certa maneira que elas nem percebem, mas fazem coisas relativas ao Reality Show que não precisam fazer, exemplo: Comprar produtos de certas marcas, usar jóias e roupas que muitas pessoas lá dentro do Reality Show usam. No filme “O Show de Truman”, o ator principal que era o Truman nem sabia que ele estava em um Reality Show, eles fizeram da vida dele uma total brincadeira, e isso não se faz com ninguém…

    Essa é minha opinião…

  2. Os Reality shows são programas que manipulam as pessoas, muitos deixam suas rotinas de lado para assisti-los. Um exemplo disso é o filme “O Show De Trumam”, onde o protagonista não sabe que desde quando nasceu está sendo manipulado, sendo observado por todos, 24 horas por dia, toda a sua rotina. Uma cena no filme mostra muitas pessoas numa padaria vendo cada passo do Trumam na TV, eles pararam praticamente sua vida para assistir esse Reality Show. Mas isso, mostra uma realidade nos Reality shows, temos outro exemplo que é o BBB, além de manipular as pessoas, ele faz propaganda de muitos produtos, marcas, entre outras coisas. Enfim, tentando convencer as pessoas a comprar esses produtos, e falando que essas marcas são as melhores.

  3. Na verdade, os reality shows nada mais são do que manipuladores da nossa vida. Um exemplo é o filme “O show de Trumam”, onde mostra visivelmente a sociedade totalmente alienada na vida de Trumam. Esses programas influenciam-nos a comprar os produtos que eles fazem propagandas, e na minha opinião esses reality shows nos fazem viciados de seus programas, o que nao é bom, pois há pessoas que de tanto quererem saber da vida alheia, ficam até doentes. Desde que assistam com moderação não há problema nenhum .

  4. Na minha opinião os Reality Show manipulam as vidas das pessoas de dentro e de fora do programa. Sem contar que a maioria dos programas é manipulada. O BBB é um exemplo disso. A fotos de um dos integrantes da casa o “Alemão” que mostra ele saindo da casa no meio do programa.
    O filme O Show de Truman mostra o marketing violento que a no meio do programa. Pessoas paravam no meio do trabalho largavam tudo que estava fazendo para assistir o Reality Show, sem contar que havia propaganda do “começo ao fim” tinha até a faca de mil e uma utilidades. Isso manipula a mente das pessoas fazendo que elas comprem o que elas não precisem.
    O prêmio do BBB não chega nem na metade do que a Rede Globo ganha por paredão com as ligação. Estas, fazem ela lucrar um absurdo por semana.
    E “A Fazenda” colocam pessoas que não precisam de lucros a mais para jogar, o BBB não, eles colocam pessoas que não tem fama e eles saem de lá como se fosse heróis (são apenas celebridades de momento, ou vai me dizer que se lembra o nome de cada integrante do primeiro BBB).
    Resumindo na minha opinião os Reality Shows podem ser assistidos sim, mais desde que o telespectador tenha o discernimento de que aquilo é só para diversão e num para viciar e não sair da frente do da TV.

  5. Vejo os reality shows como uma forma apenas de ganhar dinheiro.
    Não vejo nenhuma vantagem em assistir esse tipo de programa. Tomemos o exemplo que vimos no filme O Show De Trumam. Pessoas paravam de trabalhar para assistir a esse programa. Viam como se fosse a coisa mais importante do mundo.
    Quem garante que os votos que vemos nesses realitys show como o BBB, A Fazenda, entre outros, não são manipulados… O próprio Boninho (diretor do Big Brohter Brasil) em uma entrevista ao Pânico Na TV, disse que era tudo armação.
    O perigo de quem assisti e fica obcecado é que isso reflita na vida social desses indivíduos. O sujeito pode ficar obcecado em querer saber o que acontece na vida dos outros, o que gera muitas situações chatas.
    É interessante assistir, pois também assisto, mas devemos ser apenas espectadores, não deixando ser influenciado por propagandas no programa e sem deixar de saber que aquilo é apenas um programa que terá fim.

    Hugo Iwaasa

  6. Reality Show, nada mais é, do que uma forma de expressar a vontade do ser humano em conhecer e participar da vida alheia.Não apresenta qualquer forma de cultura, conhecimento ou informação, apenas incita o espectador a sentimentos mesquinhos e egocêntricos, tais como inveja, luxúria, idealização das pessoas, e outros.
    Desenvolve a mentalidade que apregoa a vida fácil, sem esforço e sem luta. É instrumento de manutenção social de pessoas apáticas e sem poder de transformação.
    E enquanto a audiência de tais programas só tende a subir, nossos reais valores( cantores e compositores de alto nível, programas informativos e culturais), se tornam atração para poucos, porque a grande massa nem sabe que eles existem.
    E nós viramos bonecos nas mãos de quem finge entender as reais necessidades de um povo. Um povo que precisa de cultura e entretenimento de qualidade. Um povo que aprendeu a gostar do que é “tosco” porque só isso lhes é oferecido.
    Se quisermos ter uma população digna de elogios e aplausos, comecemos a dar a ela o que realmente é essencial.
    “A educação começa no berço”… e na televisão também.

  7. Os reality shows manipulam não só a vida das pessoas que estão fazendo parte do programa, mas também a sociedade que passa a viver em torno da vida exposta dos outros.
    Na minha opinião os reaity shows teriam que ser vistos como uma forma de entreterimento somente, pois não acrescentam nada em nossas vidas, pelo contrário, pode até mudar algumas opiniões que já haviamos formado. Pode até fazer com que a vida dos outros passe a ser interresante.
    Para mim, os reality shows não deviam passar de um programa de televisão e não fazer parte das vidas dos telespectadores.

  8. Reality shows são programas que revelam um indivíduo-telespectador espetacularizado e banalizado em suas relações mediadas pela TV, em que o vazio e a sedução são preponderantes. Manipulam e fazem com que aqueles que participam direta ou indiretamente do programa façam coisas que não são verdade ou muitas vezes desnecessários.
    Um filme que explicita muito bem tal manipulação é o “Show de Truman”, onde os espectadores do programa paravam suas atividades diárias para assisti-lo demonstrando, assim, quão grande era o fanatismo e o idolatrismo que tinham para com o personagem principal da trama.
    Logo, cada um que aceita que esses programas estejam presentes no seu cotidiano permite-se ser transformado em fantoches humanos, facilmente manipulados pelos idealizadores dos reality shows.

  9. Os Reality Shows são programas que geralmente fazem um sucesso imenso entre a população de todo um país, porém tudo que acontece nesses programas é verdadeiramente um jogo de manipulação que movimenta opiniões e pensamentos e muda o cotidiano de uma pessoa que assiste todos os dias essa ” porcaria ” que incrivelmente exalta pessoas normais como como eu e você em “heróis”. A explicação do grande sucesso dos reality shows é a vontade do ser humano em saber da vida alheia. Um exemplo claro é o famoso BBB, que estimula de uma forma tão grande a formação de casais, brigas e grupos distintos com a finalidade de gerar mais e mais audiência. Esses momentos geram curiosidades a todos que assistem ao programa. Um exemplo claro que foi trabalhado na sala de aula é o filme “O Show de Truman: o Show da Vida”. Tal filme mostra perfeitamente como os Reality Shows são manipulados e como prendem a atenção de todos que o assistem.
    Afinal, o que um programa de Reality Show traz de bom para aqueles que assistem? A resposta sem sombra de dúvida é NADA.

  10. Diante de tudo que foi estudado sobre Reality Shows, tive uma outra concepção sobre esse assunto. Em minha opnião os espectadores são os mais manipulados por esses programas, pois não são eles que realmente mandam no programa, e sim o diretor, que edita e manipula o que quiser lá dentro . Vamos cair na real né ? Realitys não são cultura, são enganações😀

  11. O reality show é um programa que, na minha opinião, é para as pessoas que se interessam pela a vida das outras pessoas. É um programa manipulador, onde se controla a vida de quem esta lá dentro, e manipula as pesssoa que estão aqui fora.
    O filme ” O show de Trumam”., é um exemplo disso. No filme as pessoas deixam de cumprir suas responsabilidades para assistir a vida de uma pessoa que elas não conhecem.
    Eu gosto de assistir o Big Brother Brasil, por exemplo, mas para mim isso é só um passatempo, e não influencia na minha vida e nem nas minhas obrigações. Esse “programinha”, é um jeito fácil de ganhar dinheiro. Inteligente foi o seu criador – John De Mol.

  12. Na minha opinião os reality show são programas legais que dão a oportunidade a pessoas de mudarem de vida. Mas o unico problema é que as pessoas que assistem a tais programas, acabam ficando obsecadas por modas que surjem nesses realitys e acabam perdendo muito tempo com isso!

  13. Falar sobre Reality Shows é muito complicado, pois é um assunto que causa muita polémica e intrigas.
    O filme “O Show de Truman: o show da vida” mostra um pouco desse assunto, onde Truman é colocado em um Reality Show sem saber e toda sua vida é manipulada, falsa.
    Mas, os Reality Shows do Brasil, são diferentes, as pessoas entram na casa por vontade própria, ninguém é obrigado a entrar no programa, e podem sair quando bem entenderem mas, na maioria das vezes, esse “jogo” é manipulado pela produção, e isso acaba muitas vezes causando brigas entre os participantes e consequentemente o programa consegue mais audiência com isso.
    Os Reality Shows, são nada mais do que um jogo de pessoas onde a televisão usa suas vidas para conseguir mais dinheiro, e mexem com a vida da pessoa que esta envolvida e isso pode causar sérios danos morais das pessoas que participam desse tipo de programa.
    Por isso é preciso pensar muito antes de tentar entrar nesse tipo de programa ou ate mesmo perder grande parte do seu dia para saber o que as pessoas estão fazendo dentro do mesmo.

  14. Através da grande curiosidade da sociedade, os Reality Shows movem uma grande audiência nas televisões mundiais, e consequentemente, muito dinheiro.
    O poder de influenciar os telespectadores, na moda, no consumo e estilo de vida faz com que os empresário tenham interesse em anunciar seu produtos nesses programas, e obterem sucesso com isso.
    No nosso país, o Reality Show mais popular chama-se Big Brother Brasil, onde os participantes são desconhecidos e tem que conviver em uma casa cheia de câmeras e exibida para todo o Brasil. Esses participantes, apesar de não terem feito nada de especial, são vistos como heróis e usados como modelo para os telespectadores.
    Enfim, a vida alheia para algumas pessoas tem muita importância e os programas de televisão exploram isso, e muito bem, por sinal.

  15. Reality shows são programas baseados na vida real.
    Na minha opinião são programas mentirosos, onde não sabemos se é manipulado ou não pela Tv. Estes trazem bastante audiência devido a fraqueza do ser humano que é de assistir, observar e criticar as ações de outro ser humano que é obrigado a lhe convencer sobre sua personalidade.

  16. O filme “O Show de Truman” mostra um homem que acredita estar vivendo uma vida normal como as outras pessoas, mas na verdade tudo que está ao seu redor é um enorme cenário, com câmeras espalhadas por todos os lados para que todos de fora podessem acompanhar a vida dele, que era manipulada desde o seu nascimento.
    Na minha opinião isto é o limite da privacidade, é tirar o direito de ser livre. O filme também deixa claro o poder de manipulação da mídia sobre a sociedade.

  17. Acho que não há nada de mais em produzir ou assistir aos reality shows, só não podemos deixar que eles virem a nossa vida, e, pararmos de fazer o que fazíamos antes, só para acompanhá-los.
    No filme “O Show de Trumam” essa situação é bastante mostrada, onde as pessoas abandonam seu mundo, para viver e acompanhar a vida alheia.
    Nesse caso era diferente, e, por isso sou contra, pois, todos eram atores e só Trumam era uma pessoa real e verdadeira, mas não sabia que sua vida estava sendo assistida por milhões de pessoas.

  18. De certa forma, podemos dizer que os Realities Shows tem muita influência sobre nós, pois tem o poder de nos prender de frente a TV e saber de tudo o que acontece na vida das pessoas. “O Show de Trumam” nos mostra como as pessoas ficam tão vidradas nesses programas que deixam suas obrigações para poder acompanhá-los. Para alguns isso é um prazer, mas para outros é um vício muito grande e para a minoria é uma bobagem.

  19. Na minha opinião, os Reality Show são formas de manipulação da mente de pessoas fracas, pois nesses Reality show eles influenciam a cada vez mais a consumirem produtos mostrados no programa, como por exemplo no BBB e o filme “Show de Trumam” que exibem varios produtos ao nosso consumo
    Alem de de colocar na nossa cabeça que essas pessoas do Reality Show são herois,ídolos e elas não são nada disso, são só pessoas que servem para o entretenimento do publico

  20. Nossa opinião para esse tipo de assunto e extremamente importante para esse tipo de conversa.
    Acho sim que o BBB, assim como outros programas desse estilo, e uma grande forma de influência em nossa comunidade, assim com as marcas de comidas e bebidas,estilos de roupas e cabelos que ali existem. Mas acho esse consumismo extremamente inútil, as pessoas só deixam se influenciarem se quiserem! Não é porque eles bebem Guaraná Antartica e lavam louça com o famoso detergente Minuano que vamos fazer o mesmo. Usaremos se for bom, se tiver bom gosto !
    Acredito sim em tudo que ocorre lá dentro, até que a rede nacional diga que tudo era uma farsa. Adoro assistir ao BBB, somente ao BBB, acho interessante as festas, os costumes, as amizades, as falsidades e as provas.
    Penso, que quem entra la não adianta querer esconder o seu íntimo pessoal, eles estão dispostos a tudo e a galera aqui fora também.
    Como já dizia a música de Fernando e Sorocaba: “Se quer aparecer virá atriz de novela, vai para um reality show, sobe na passarela…” para muitos lá dentro, isso se encaixa perfeitamente. Depois de saírem de lá, eles querem fama, dinheiro, carreira, sucesso, mas nem todos tem capacidade para isso .
    Mas, convenhamos, depois de sair todos querem seu 15 minutinhos de fama!

  21. Por trás dos bastidores

    Apesar do nome, não há muita realidade nos Reality shows, porque os participantes são controlados e manipulados para que o programa dê ibope e as pessoas assistam.
    Até na hora de selecionar aqueles que vão ser os participantes, os diretores do programa escolhem as pessoas que eles acham que vão ajudar o programa a ter audiência e não aqueles que precisam realmente do dinheiro do prêmio.
    Em alguns Reality shows, é forte o marketing de alguns produtos e os participantes muitas vezes, sem querer, têm que anunciar o produto para os telespectadores.
    Sem dúvida tudo isso é uma forma de o programa ganhar dinheiro, mas quem assiste fica tão interessado e preocupado em ver o que acontece com os participantes (os namoros, as intrigas) que não consegue pensar sobre o que acontece atrás dos bastidores.
    Mas também há pontos positivos: alguém ganha um prêmio e no caso do BBB é o público quem escolhe.

  22. Em minha opinião os Reality Shows só mostram coisa sem cultura, que só servem para trazer ibope. Mas, as pessoas continuam assistindo só para saber o estilo de vida de outras pessoas, ou até mesmo uma curiosidade em saber como outras pessoas vivem e se relacionam com outras pessoas.

  23. Reality Show: era para ser um show de realidade, no qual se apresentasse acontecimentos reais, mas não é isso que milhões de espectadores acompanham diariamente.
    Em suas casas, no horário nobre, famílias assistem ao tal “Fenômeno Reality Show”, muitas vezes sem saberem que estão sendo persuadidos por uma pura novelinha com direito a textos e ficção. Por o ser humano ter curiosidade em saber e acompanhar a vida alheia, esses programas se tornam divertidos causando comentários por toda a população. Acompanhar a rotina de outras pessoas na TV, de fato chama a atenção, e assim se torna um vício e querendo ou não, acreditam no que assistem. É preocupante, pois influencia na vida pessoal, fazendo com que seja mais frequente pessoas falarem de pessoas, “fofocando” e se interessando pela vida do próximo. Devemos nos permitir ver o outro lado da moeda, e ficarmos atentos a essa “lavagem cerebral” que é um reality show … Deixem com que esses programas de TV sejam apenas de passatempo e que os comentários não passem dos minutinhos sentados no sofá.

  24. Os reality shows são programas que manipulam as pessoas a ponto de deixar o público fissurado, ou seja, vivendo em virtude do programa. Às vezes, as pessoas deixam de trabalhar ou fazer algo mais “produtivo” para ficar aumentando o IBOPE desses programas enganadores. Além disso, os reality shows recebem um absurdo de dinheiro de empresas famosas para fazerem a sua propaganda, e tudo isso porque as pessoas “alimentam” os programas, dessa maneira as empresas aumentam a venda de seus produtos pelo fato de que eles ficam mais conhecidos.
    E esses programas são praticamente manipulados, ou seja, o resultado do vencedor e das eliminações são aqueles que trazem mais audiência ao programa. Por isso, você deve pensar duas vezes antes de assistir os reality shows!

  25. Ao meu ver,os Reality Shows são programas onde a manipulação está presente a todo o momento.
    Por meio de propagandas, eles enaltecem os produtos e os patrocinadores, fazendo assim com que haja uma divulgação maior e conseqüentemente uma influência na compra de determinados produtos.
    No filme “O Show de Truman”, podemos perceber isso através dos atores que, de forma indireta, fazem propaganda de faca, chocolate, cerveja, entre outros, e também percebemos como eles manipulam a vida de Truman, que é o participante.
    Esse tipo de manipulação faz com que o programa tome um rumo que prende a atenção dos telespectadores causando uma grande audiência.
    E por fim, isso proporciona um grande lucro para os investidores e produtores do Reality Show, sendo este, um programa que visa sempre o dinheiro.

    Natália Bin

  26. Na minha opinião os reality show são programas sem fundamento, pois não trazem conhecimento algum sobre o mundo.
    São programas onde é exposta a individualidade de um ser, fazendo com que as pessoas que estão aqui fora assistindo tenham uma visão da pessoa diferente do que ela realmente é.
    Temos como um grande exemplo no Brasil o BBB que milhões de pessoas param tudo o que estão fazendo para acompanhar o programa, saber das fofocas, das brigas e entrigas, dos relacionamentos, enfim saber da vida alheia.
    Em um Reality Show tudo é comandado por especialistas em audiência, que montam o programa fazendo com que ele fique cada dia mais emocionante e interessante, ninguém aqui fora sabe realmente como é controlado esse programa, lá dentro tudo é feito para que realmente se tenha uma audiência maior do que a de outros canais.
    Outro exemplo a ser mostrado é o filme “Show de Trumam”, onde a vida de um homem é monitorada 24 horas e controlada por artistas mas, tudo isso sem que o protagonista saiba. Em tal programa, são feitas propagandas para a venda de produtos onde, sua própria esposa é uma atriz. Neste filme, a vida de Trumam é criada dentro de uma cidade onde ele mora desde que nasceu até ele descobrir que sua vida é uma mentira, ou seja, ele é monitorado.
    Se você gosta de assistir a um Realitty Show fique a vontade, mas saiba que você só estará deixando de fazer coisas que tenham realmente valor para contribuir com a audiência de um canal de televisão.

  27. Reality Show
    O Reality Show é um programa que não há contéudo que fazem as pessoas se envolverem e serem manipuladas.
    Um exemplo é O Show de Trumam, que nos mostra a vida de um homem que vive no mundo fictício e a todo tempo relata propaganda fazendo que nós nos interessemos pelos produtos e compramos sem necessidade.
    Portanto, se for assistir ou presenciar um Reality Show não deixe que se manipule e que não tome atitudes inadequadas por programas sem coerência.
    Maruska Aydar

  28. Reality Show? Talvez não tão show assim!
    Os “Reality Show” são uma espécie de “máquina de dinheiro”, pois são usados para fazer propagandas e atrair a atenção dos telespectadores para coisas fúteis e com alto grau de persuasão os fazem comprar o produto.
    Reality Shows são lucrativos devido à necessidade humana de saber sobre a vida alheia, conhecer intimidades e manias, muitas vezes na intenção de imitá-las.
    Dentro do Reality Show os participantes acabam adquirindo um certo tipo de sedentarismo mental, pois o programa não acrescenta nada para o conhecimento deles, muito menos para o de quem assiste.
    Esse tipo de programa, por mais “inocente” que seja, influencia e muito, na vida as pessoas, como por exemplo na questão de moda, na prática da infidelidade, pois não é raro ver um participante comprometido fora do programa se relacionando com outro lá dentro.
    Pessoas com opinião formada assistem o programa como forma de entretenimento, já as influenciáveis param suas vidas (como em “Truman Show”).
    Penso que há outra forma de influenciar os telespectadores, que são os apresentadores dos Reality Shows, geralmente são pessoas inteligentes, pessoas que convencem com simples textos, descrevendo os participantes como heróis (exemplo: Pedro Bial), com isso automaticamente os fanáticos pelo programa criam um certo carinho com um participante, fazendo com que liguem, assistam e acessem os sites dando cada vez mais lucro para a emissora.
    Muitos dizem que brasileiros são ignorantes por assistirem o programa, porém, o que eles não sabem é que os Reality Shows não se originaram no Brasil então, cuidado ao pensarem, falarem e principalmente, cuidado com o vício chamado ” Reality Show”.
    Por: Bárbara (:

  29. Reality Show é um programa que prende a atenção do público como por exemplo “O show de Trumam”, Big Brother Brasil. As pessoas criam um certo vício em assistir, pois todo mundo gosta de saber como é a vida das outras pessoas, e os reality shows são uma forma de ver o dia-a-dia da vida alheia.
    Nem sempre são pessoas famosas, quase sempre são pessoas “normais”, que com o decorrer do tempo são tratados como heróis mas, após um tempo, quando acaba o programa, ninguém lembra nem os nomes dos mesmos.
    Eles influenciam na moda, com “apetrexos”, no programa fazem propaganda de produtos. Mas na verdade praticamente todos gostam de ver o que está acontecendo no programa porque é um sucesso.

  30. Os reality shows são fenômenos da TV que buscam alavancar a audiência das emissoras, mostrando um pouco da vida de confinados armando situações para que possamos observar como eles reagem às mesmas.
    Geralmente, esses programas se tornam uma briga de gato e rato, como se fosse uma briga do bem contra o mau, porém, muitos acreditam que alguns confinados são manipulados pelas emissoras de TV, a fim de levar ao público a simpatizar mais com esse ou aquele participante. Este tipo de programa traz um grande lucro para a emissora através de telefonemas dados pelos telespectadores, e também através dos internautas que podem ter acesso a eles por 24 horas diárias, sendo assim, o público sofre grande influência nas escolhas de produtos que o patrocinam, levando assim esse publico ao consumismo.
    Os reality shows prendem a frente da TV milhões de pessoas, dominando assim, o horário em grande audiência, mas existem também pessoas que chegam até a odiar esses programas, achando-os vazios e sem graça, falando que deviam ser tirados da programação da TV, porém, esquecem que há muitas pessoas que gostam e a opinião deles devem ser respeitadas.

  31. Na minha opnião os reality shows são programas que, atualmente, trazem muita audiência e, por isso, existe em torno deles várias dúvidas.
    Porém, eles trazem muita audiência pelo fato de mostrarem a vida de outras pessoas, o que é envolvente pois outras pessoas gostam de comentar sobre a vida dos outros.

  32. Na verdade,reality shows são programas que manipulam a sociedade,por exemplo no filme “show de Truman”(o show da vida),Truman era vigiado pelo mundo inteiro ,todos o amava sem que ele soubesse de nada.
    Nos reality show também ,é uma forma de propaganda exemplo no Big Brother, eles fazem propaganda de detergentes, shampoo, creme e etc.
    Na minha opinião esses programas são interessantes,porque é legal ficar observando a vida das pessoas 24h por dia ,mas ao mesmo tempo é desconfortável para as pessoas que participa ,pois eles não tem tanta privacidade,por saber que o mundo inteiro está dando uma “espiadinha”.

  33. O reality show é um programa baseado na vida real, mostrando assim o que se passa na vida de uma pessoa ou um grupo de pessoas.
    Atualmente no Brasil, temos dois realitys de sucesso, A Fazenda e Big Brother Brasil, que já esta em sua 10ª edição.
    As grandes redes de televisão apostam nesses programas para atrair público, propagandas e fama.
    Os realitys são grande fontes de renda por causa de suas merchandisings, muitas vezes milionárias e por seu público alvo que é muito variado.
    Resumindo, os realitys são nada mais, nada menos do que fontes de lucros de grandes empresas.

  34. Na minha opnião, Reality Shows são programas de manipulação, pois exerccem um certo domínio sobre aqueles que participam direta ou indiretamente no programa, ou seja, os participantes e os telespectadores. Os organizadores destes programas tem como intuito apenas o lucro, sendo assim, fazem de tudo para ganhar audiência, inclusive intervir na convivência dos participantes. Em acréscimo, a maioria da população deixa de lado programas educativos e informativos para acompanhar de perto a vida alheia. Acho que falta acrescentar ao povo brasileiro uma dose de “vergonha na cara”.

  35. A explosâo do Reality Show nos mostra o quanto as pessoas buscam “ideais de vida”, um ídolo, um modelo. Só, que observamos que nem sempre as pessoas que estão se expondo nesses programas, têm um comportamento ético e atitudes de cidadania que possam espelhar as milhares de crianças e jovens do nosso país, que esperam ansiosos o horário da programação…

  36. Liberdade e poder são dois conceitos bons de serem revistos e discutidos em filmes como o Show de Truman.O filme apresenta uma grande critica aos programas que fazem da vida, um grande show televisivo, retrata a vida de um vendedor de seguros, que desde infância tem sua vida filmada por vários ângulos e mostrada para o mundo todo. O dia-a-dia do personagem Truman (Jim Carrey) é seguido por uma rotina até quando descobre que sua vida é uma grande mentira criada por um cineasta com visões de poder e ibope. É uma perfeita critica aos programas do tipo Big Brother Brasil, A Fazenda, Solitários e outros programas americanos que envolvem a vida dos cidadãos e as transforma em um show de tv (Novela). O Show de Truman mostra de uma forma dramática e divertida ao mesmo tempo, o que as pessoas chegam a fazer para poder serem as primeiras. Tanto de idéias como de poder televisivo, ou seja, ibope. É um ótimo filme para você parar e ficar procurando as câmeras pelo filme, e se divertir com as curtas piadas espalhadas pelo filme. O mais legal, são os escrúpulos cometidos pelos coadjuvantes do filme, ou melhor, os cidadãos da pequena cidade de Seaheaven. Assista esperando um filme de lágrimas e risos.

  37. Oi meus queridos alunos, as discussões estão muito boas, e para “apimentar” mais ainda deixo o link da crônica: Eu gosto de BBB e você? disponível no Portal Clickideia. Não percam tempo, leiam e apresentem sua opinião….
    Um super beijo………….

  38. O fenômeno Show de Trumam, mostra claramente como funcionam os Reality Shows. No filme o personagem Trumam nasceu dentro do programa e nele ele cresceu, sendo criado numa vida fictícia perfeita. Onde milhões de expectadores assistem diariamente como se fosse mais importante que sua própria vida. Programas deste gênero podem ser manipulados e com isso acabam manipulando também as pessoas que assitem. Algumas pessoas se prendem tanto ao programa, que acabam esquecendo até da sua própria vida, do seu cotidiano. O reality mais próximo de nós é o bbb, é um reality interessante que às vezes assisto, que é um fenômeno de audiência e que faz pessoas aqui fora admirarem seu brothers favoritos e odiarem outros.
    Tudo bem assitir, mas não esqueça de viver sua vida, e não se prender a programas que não tem conteúdos educativos e culturais, pois isso não te leva a nada.

  39. Muitos dizem que os reality shows são programas que manipulam as pessoas, tudo bem, nunca direi que isso não é verdade, mas qual o programa de entreterimento não tem essa função ou pelo menos tentam te-la.
    A televisão é um meio de passar informação e diversão para o publico e esse tipo de programa transmite sim uma cultura, talvez até de forma simulada a maneira de como o ser humano se comporta convivendo com outros participantes em diferentes situações.
    Os reality shows não devem ser encarado como algo estraordinario em educação e aprendizado, como obras de varios autores e gênios da literatura, muito pelo contrario, as pessoas não devem se prender a ele como algo imprescindível, pois há muitas outras coisas com que devemos nos preocupar.
    Assista-o sim, mas nunca esqueça de ler um bom livro ou assistir uma bela peça de teatro. Encare-o como uma forma de descontração, pois inteligente não é aquele que lhe da audiência e sim quem ganha dinheiro atravéz dele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: